Clique e anuncie no site da Porto FM

TCE capacita servidores para licitações em PG

250 pessoas de mais de 30 municípios participaram nesta quinta-feira de mais um curso da Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em Ponta Grossa. O curso sobre ‘Termo de Referência e Projeto Básico’ contou com a parceria da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), e trouxe informações sobre documentos fundamentais elaborados pelo contratante para embasar o edital da licitação, para que o contratado tenha as informações necessárias do produto ou serviço a ser entregue.

Conforme o diretor adjunto da EGP, Anderson Saladino, a Escola tem como objetivo levar atualização sobre jurisprudência e legislação para os municípios. Para ele, é importantíssimo o conhecimento do Termo de Referência, pois é a base para a construção dos editais na administração pública. “Em nossas últimas auditorias percebemos que a grande maioria dos erros em licitações ocorre por desconhecimento da legislação, e não por ma fé ou corrupção”, justifica.

Saladino destacou que os editais são analisados tanto pelo Tribunal de Contas como pela própria população e empresas que, verificando erros, podem pedir impugnação ou suspensão dos processos. “O que acarreta mais gastos e atrasos nas obras, prejudicando diretamente a população dos municípios”, explica o diretor.

Para trazer informações ao público estiveram presentes os analistas do TCE-PR Elisandro Brollo e Marcel Pierezan. Em sua explanação, Brollo destacou os cuidados que a administração pública deve ter com os processos licitatórios, bem como contar com um Planejamento de Aquisições. “O que é quase inexistente em alguns serviços administrativos”, aponta. Para o analista, o planejamento evita que ocorram “situações emergenciais” por não haver previsão das aquisições.

O curso de Termo de Referência e Projeto Básico está sendo amplamente procurado nas cidades onde a EGP está o ofertando. Em Curitiba e em Toledo foram mais de 800 pessoas capacitadas sobre o tema. “Além disso, contamos com cursos no ambiente online da Escola de Gestão gratuitos, disponíveis para qualquer cidadão”, conta Saladino.

Leia Também

Porto Amazonas registra duas mortes na noite de sábado

Duas pessoas perderam a vida entre a noite de sábado (26) e a madrugada de …

Deixe uma resposta