Na última quarta-feira do mês de maio (29) Porto Amazonas participou do Dia do Desafio, que é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades. Neste ano a cidade desafiou novamente a cidade de Fagundes Varela, pois desde 2018, os municípios devem se enfrentar por três anos consecutivos.
As atividades foram promovidas pela Prefeitura Municipal com apoio do Sesc, e desenvolvidas por profissionais e alunos de educação física, além da participação de alunas do Grupo de Danças Fusão.com. Na programação foram visitadas empresas onde foi proposto a pratica de exercícios laborais, nas escolas, creches, Cmei e APAE, além dos exercícios de alongamento, foram realizadas danças atuais e danças de roda, entre outros, a atividade que reuniu mais pessoas, foi realizada no Centro de Convenções Celso Rodrigues Paes, por onde passaram mais da metade dos participantes do Dia do Desafio, participaram dela, alunos das escolas estaduais, municipais, funcionários da Prefeitura, funcionários de empresas próximas e a população em geral, a atividade contou com exercícios funcionais, atividades recreativas, ginastica aeróbica, aulas de ritmo e zumba entre outros, foram realizadas atividades físicas também com o Grupo da Melhor Idade.
Além das atividades desenvolvidas pela Prefeitura, diversos cidadãos registraram as atividades físicas que desenvolveram. No Dia do Desafio, vale qualquer atividade que movimente o corpo, desde um alongamento, uma caminhada, uma dança, uma corrida, o importante é se movimentar.
Porto Amazonas empatou na disputa com Fagundes Varela, pois conseguiu mobilizar 54,74% da população enquanto Fagundes Varela, conseguiu mobilizar apenas 44,36%. Com o resultado, Porto Amazonas empatou com a cidade gaúcha, e no próximo ano será conhecida a cidade que mais mobilizou a sua população.
Desde o ano de 2006 que Porto Amazonas participa do Dia do Desafio, quando mobilizou 79% da população, no ano seguinte a cidade não participou, já em 2008 mobilizou 92%, mobilizando em 2009, 64%, em 2010, 78%, em 2011, 48%, em 2012, 46%, em 2013, 71%, em 2014, 66%, em 2015, 24%, em 2016, 31%, em 2017, 61,10%, em 2018 no primeiro ano do desafio 31,17% e agora em 2019 54,74%.
No ano passado apesar dos esforços dos organizadores de Porto Amazonas, não ocorreu grande adesão, pois o maior público participante do Dia do Desafio é composto por alunos, e como naquele mês estava ocorrendo a paralisação nacional dos caminhoneiros, isto comprometeu a entrega de combustível na cidade, e consequentemente foi suspenso o transporte escolar municipal, causando a diminuição no número de participantes.
Dia do Desafio
É uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades. Os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.