Amanhã (29) Porto Amazonas participa da 25ª edição do Dia do Desafio, e ira desafiar novamente a cidade gaúcha de Fagundes Varela, com as novas regras do evento que acontece mundialmente na última quarta-feira do mês de maio, os municípios participantes devem se desafiar por três anos consecutivos.
As duplas de cidades, de porte equivalente, foram definidas por sorteio na edição de 2018 para uma competição trienal que segue até 2020. Ou seja, este ano elas continuam parceiras na disputa e seguem somando esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes. Além do desafio entre cidades, cada dupla entra, unida, na classificação do ranking Cidade + Cidade. Este contabiliza a soma dos resultados de ambos os municípios, e é atualizado a cada ano, estimulando a troca de boas práticas entre eles para que, juntos, alcancem um melhor resultado global.
Na programação das atividades promovidas pela Prefeitura Municipal com apoio do Sesc, e desenvolvidas por profissionais e alunos de educação física estão a visita a empresas, escolas municipais, estatuais, instituições, CMEI, departamentos da prefeitura, e também com atividades abertas ao público em geral em diversos horários, conforme a programação.
Das 14:30 às 15:30 Alongamento e ginástica aeróbica no centro de convenções;
Das 18:30 às 19:30 Ritmos no centro de convenções;
Das 19:30 às 20:30 Zumba no centro de convenções.
Além das atividades desenvolvidas pela Prefeitura, qualquer cidadão pode realizar atividades físicas por no mínimo 15 minutos e registrar a atividade. Vale qualquer atividade que movimente o corpo, desde um alongamento, uma caminhada, uma dança, uma corrida, o importante é se movimentar.
Para registrar a participação o cidadão deve acessar o site do Sesc Paraná (www.sescpr.com.br/ddd) e assinalar que realizou atividades físicas no Dia do Desafio, entre 0h e 21h.
No ano passado apesar dos esforços dos organizadores de Porto Amazonas, não ocorreu grande adesão, pois o maior público participante do Dia do Desafio é composto por alunos, e como naquele mês estava ocorrendo a paralisação nacional dos caminhoneiros, isto comprometeu a entrega de combustível na cidade, e consequentemente foi suspenso o transporte escolar municipal, causando a diminuição no número de participantes.
Apesar disso o evento teve a participação de 31% (1407) da população, com as atividades que foram desenvolvidas na cidade pela equipe composta por profissionais de educação física e alunas do curso, enquanto Fagundes Varela movimentou 49% (1260) da população.
O Dia do Desafio agora é lei no Brasil, isso foi possível graças a sanção da Lei nº 13.645/18, que instituiu o Dia Nacional do Desafio.
Criado no Canadá, o evento é coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All e no continente americano pelo Sesc São Paulo. Além disso, conta com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) e a International Sport and Culture Association (ISCA), e com a realização das prefeituras municipais.