No último sábado (05), aconteceu na cidade argentina de San Antonio, o primeiro Desafio Internacional de Artes Marciais – Copa Fronteira, organizado pelo Shaolin Hu Tao Chuan e pelo Sport Jiu Jitsu em San Antonio, que contou com a participação de dois atletas da região.
Representando Porto Amazonas estava o atleta Luciano Bassani Mello, da equipe de Boxe Chines Top Team, da academia Alfa Pio, que enfrentou o atleta argentino Machado Ramon, na categoria de até 70 kg, vencendo o por nocaute no segundo round. Palmeira foi representada pelo atleta Fabiano de Oliveira Faria (Fabiano Samurai), da Academia Sanda Fight Team, na categoria até 65 kg, que venceu por decisão unanime no segundo round o atleta argentino Gonzáles Luis.
O atleta Fabiano, contou que começou a se preparar para a luta quinze dias antes, a preparação envolveu além de muito treino a perca de peso, sua categoria é de 65 kg e precisou emagrecer até chegar no peso. E que foram muito em recebidos no pais vizinho, ao falar sobre a luta, ele conta que a equipe brasileira foi elogiada pela superioridade técnica de luta, pelo qualidade no treinamento, além disso, ele já havia ganhado um cinturão há uns dias atrás na cidade do Paraguai em outro desafio internacional, então já estava no ritmo de treino e preparação, conseguindo assim pegar os tempos do adversário pra encaixar seus golpes, com isso o resultado foi sua vitória na luta.
Luciano de Mello, diz que fiou muito orgulhoso em poder representar, a equipe Top Team de Porto Amazonas, assim como o estado e o Brasil na Copa da Argentina, ele também está satisfeito com o desempenho que eles tiveram no evento, que certamente ficará marcado em sua memória, apesar da viajem ter sido longa e desgastante, pois viajaram de carro. Ele conta que na preparação teve que perder peso para poder ficar na categoria de 70 kg, Luciano já vinha de outros eventos, como o paranaense em maio, o brasileiro e recentemente outra disputa de cinturão, vencendo em todas, ele contou com a ajuda de seus alunos da academia AlfaPio, do professor Joelson Brandenburg da cidade da Lapa, e do mestre Denílso Santos.
Durante a luta o adversário de Luciano foi muito forte e chegou a impressionar no começo, porem o atleta de Porto Amazonas, impôs seu jogo e começou a aplicar suas técnicas, com isso alcançou a vitória ao final do segundo round, por nocaute, o adversário sentiu a costela em um chute seguido de uma queda e não aguentou continuar.
Luciano finaliza dizendo que “Porto Amazonas vai estar sempre bem representado, estaremos sempre dando o nosso melhor, se dedicando aos treinamentos, para que nossa equipe continue sendo uma das mais fortes do Brasil”
Ambos os atletas agradecem o apoio das torcidas que ficaram nas cidades e também a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para que eles conseguissem participar do evento, para eles o apoio da torcida e o reconhecimento da sociedade é fundamental para o fortalecimento como atleta, gerando assim o incentivo para continuar lutando e se desenvolvendo como atleta, alcançado assim mais e mais títulos.
Com o resultado os dois atletas além de terem trazido para o Brasil o cinturão de cada categoria, já são convidados de honra para a segunda edição do evento, que acontecerá no próximo ano.