Na ultima sexta-feira(31) o rio Iguaçu, em Porto Amazonas, sofreu com as chuvas que caíram na região, o que causou o aumento em seu nível.
A maior leitura registrada pelo Monitoramento da Copel foi as 19h de sexta-feira, quando chegou em 5,42 mts, com esta medida as águas do rio Bonito, que é um dos afluentes do rio Iguaçu, que corta parte da cidade, chegou a transbordar próximo de sua foz, fundindo-se com o rio Iguaçu, isso fez com que grande parte da rua Jesuíno Marcondes, que fica na parte mais baixa da cidade fosse imundada, pelo menos duas casas foram parcialmente atingidas e seus moradores precisaram deixa-las.
De acordo com membros da Defesa Civil de Porto Amazonas, a remoção da famílias foi realizada no final da tarde nas casas atingidas, por precaução moradores de outras residencias na mesma rua também deixam suas casas.
Durante a noite e por toda a madrugada a chuva deu uma trégua e o nível do rio Iguaçu começou a baixar às 15h deste sábado(01) é registrado o 4,74 mts no Monitoramento, baixando uma média de 3 centímetros por hora.
Apesar de apresentar este recuo, é possível que o rio volte a subir, com a chegada das águas que caíram em Curitiba, pois ela levam em torno de dois dias para chegar em Porto Amazonas, e ainda de acordo com o Simepar, existe a possibilidade de chuva hoje na região.