A agente de endemias de Porto Amazonas, Gabriele Teixeira, está em Brasília desde o dia 03 de julho, para apresentar seu projeto “Eliminação de criadouros: Aedes uma ameaça em nosso município”, no 35º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Na região apenas o projeto de Porto Amazonas foi selecionado para a apresentação na capital Brasileira.
O projeto apresentado em Brasília, surgiu com o curso “EaD Aedes na Mira” que para sua conclusão era necessário um projeto de intervenção baseado na realidade do município, no projeto foi relatado o descobrimento do mosquito Aedes no município de Porto Amazonas, passando assim a partir de 2018 a ser considerado como município infestado.
Gabriele faz parte da equipe de agentes comunitárias da cidade. De acordo com ela o seu projeto destaca a importância do diálogo no trabalho do “ACE” para a orientação e sensibilização da população à esse problema. Apesar de não ter ocorrido nenhum caso de dengue na cidade, o mosquito transmissor é encontrado, e nas visitas das agentes frequentemente são flagrados locais com potencial para ser criadouros de mais mosquitos, além do problema de terrenos baldios com lixo e carros abandonados. Por isso ocorreu a necessidade em se realizar palestras com os pacientes antes das consultas na UBS.
“Aproveitando desse tempo para trocar informações e ideias com a população, tendo assim o comprometimento da população em mudar suas atitudes para combater o Aedes aegypti e uma nova forma do trabalho do ACE partindo das ideias trazidas pela população, adequando o serviço a necessidade exposta” destaca Gabriele.
O Congresso neste ano tem como tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”. No total, foram inscritos 1500 projetos de todo o país, e o da Gabriele foi um dos 300 selecionados para participar e ser apresentado em Brasília.