A Porto FM em parceria com a Associação Paranaense das Rádios Comunitárias iniciou na ultima segunda-feira dia 17, uma ação onde todos os 10 candidatos postulantes ao cargo de governador do Paraná estarão recebendo em mãos uma “Carta” elaboradora pela entidade e também terão a oportunidade de falar sobre suas principais propostas para governar nosso estado.
De acordo com o presidente da entidade Luis Carlos Dzulinski, a coordenação de relações institucionais da Apracom realizou um contato com cada um dos 10 candidatos a governador por meio de suas assessorias. O objetivo era fechar uma agenda com cada um deles, para que pudéssemos estar entregando em mãos um documento chamado “Carta de Parceria das Rádios Comunitárias Paranaenses”, um documento elaborado pela nossa entidade que apresenta e solicita apoio para as principais demandas das rádios comunitárias do estado.
Conforme a Coordenadora de Relações Institucionais da Apracom Cradenil Shibao, “quase todos os candidatos já foram contatados, inclusive as agendas começaram nesta segunda-feira 17 em Curitiba com 5 candidatos. Hoje quarta-feira 19 foi entrevistado outro na cidade de Ponta Grossa e estamos aguardando o retorno e confirmação de agenda dos outros 4 candidatos”.
Também durante a entrega deste documento, cada candidato terá a oportunidade de apresentar suas principais propostas para nossa população e para o segmento da radiodifusão comunitária, gravando uma entrevista com duas perguntas padrão com tempo igual a todos, que serão:
Pergunta 1: Quais são as principais propostas que o(a) candidato(a) gostaria de apresentar a nossa população para governar nosso Estado pelos próximos quatro anos? (TEMPO – 5 MINUTOS)
Pergunta 2: Qual a visão que o(a) candidato(a) tem sobre o papel das rádios comunitárias e a importância deste meio de comunicação para o Estado do Paraná? (TEMPO – 3 MINUTOS)
As sonoras gravadas com cada candidato serão distribuídas para aproximadamente 200 rádios comunitárias do Paraná, para serem utilizadas no jornalismo das emissoras. Apesar das emissoras associadas não serem obrigadas a veicular o material, a maciça maioria já se manifestou que irá veicular todas as entrevistas durante sua programação nos próximos dias.
Na Porto FM a entrevista vai ao ar as 12h30min durante o programa do Blog do Riomar Bruno.
De acordo com o presidente Luis, existem dois objetivos principais nesta ação promovida pela Apracom: o primeiro e mais importante é de dar a oportunidade em condições de igualdade para cada candidato expor de forma objetiva quais são suas ideias para administrar o Paraná, algo que interesse diretamente toda a nossa população, em especial das cidades onde as rádios comunitárias estão presentes e farão estas informações chegarem. O segundo objetivo é apresentar aos candidatos o que são as rádios comunitárias e qual o seu papel e importância para os municípios paranaenses.
“A Apracom que representa quase 200 emissoras comunitárias no Paraná, diferentemente de outros meios de comunicação, escolheu dar oportunidade para todos os 10 candidatos ao governo do Paraná, por acreditar que temos que dar condições e tratar de forma igual, dando oportunidade para todos os candidatos, independente da bandeira partidária e do tamanho da legenda, só assim estaremos realmente cumprindo nosso papel em democratizar a comunicação para a nossa população”, destacou Luis Dzulinski.