No próximo dia 09 de novembro Porto Amazonas comemora 71 anos de emancipação política, e para comemorar a prefeitura preparou um grande show que irá acontecer na praça central da cidade.
O palco para a apresentação da banda curitibana FullHouse será montado na rua Guilherme Schiffer, com entrada franca, a festa irá contar ainda com segurança privada e com barracas para a alimentação e artesanato local.
O prefeito de Porto Amazonas, Antonio Altair Polato deve anunciar durante a abertura da festa de aniversário, a data em que será realizada a 35ª Festa da Maçã, no próximo ano.
Emancipação Política.
Em 11 de outubro de 1947, em virtude da Lei nº. 02, Porto Amazonas foi elevado à categoria de município e instalado oficialmente a 09 de novembro do mesmo ano, desmembrado de Palmeira.
Em 09 de novembro do mesmo ano instalou-se o município, ocasião em que foi empossado o primeiro Prefeito interino, o Senhor José de Souza Valente, nomeado por Decreto em 24 de novembro de 1947.
As primeiras eleições ocorreram alguns dias depois, sendo eleito por voto direto o Sr João Baptista Bettega, como o primeiro Prefeito do Município de Porto Amazonas.
Navegação
O trecho navegável de Porto Amazonas a União da Vitória; o qual fazia ligação com o litoral através da estrada de ferro da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina. Nessa região o rio foi crucial para a colonização dos chamados campos de Palmas e campos de Guarapuava, entre os anos de 1882 e 1953.
Pois foi essa hidrovia que deu suporte à fervilhante atividade, denominado ciclo econômico da erva-mate e da madeira, possibilitando que diversas cidades e colônias de imigrantes fossem fundadas. Entretanto, a destruição da mata ciliar para a alimentar esses mesmos vapores passou a provocar o alargamento do rio e seu progressivo assoreamento.
Na década de 1940, a generalização do transporte rodoviário deu seu golpe final nessa importante e histórica via fluvial, com isto Porto Amazonas começou e outras cidades que dependiam do Rio começaram a sofrer com a falta de pessoal e recursos. A navegação e o Rio foram tão importantes que hoje o prédio da Prefeitura tem o formato de um Vapor.
O município recebeu a denominação de Porto Amazonas em homenagem ao pioneiro da navegação do Rio Iguaçu, Coronel Amazonas de Araujo Marcondes, em Porto Amazonas, era onde se iniciava o trecho navegável do Rio Iguaçu.
Porto Amazonas hoje é conhecida como a Terra da Maçã, pois é o um dos maiores produtores do Estado do Paraná, e em comemoração à colheita realiza anualmente a Festa da Maçã, em 2019, será realizada a 35ª edição.