O prefeito de Porto Amazonas, Antonio Altair Polato, apresentou no Parque Histórico de Carambeí, durante o lançamento do Livro Sabores dos Campos Gerais, da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) com patrocínio da CCR Rodonorte, o prato “Carne no disco com Maçã”.
O município ainda não possui um prato típico instituído por Lei, porém a Carne no Disco com Maçã é muito comum na cidade e no interior, e por isso foi escolhido para representar a cidade no Livro.
A origem do prato, está na região sul do Brasil, sua distribuição pelas diversas cidades da região pode estar relacionada com a Rota dos Tropeiros, na qual a cidade está inserida, o prato também é conhecido como “entrevero” palavra de origem espanhola, que significa, misturar, confundir, talvez uma referência à confusão de carnes e outros ingredientes que o prato oferece.
Devido a não se ter um registro de sua receita original e ter sido distribuída em centenas de cidades, há inúmeras receitas, que variam consideravelmente de ingredientes e quantidades, cada uma destacando o ingrediente que é popular na sua região, em Porto Amazonas, foi destacada a Maçã, pelo fato do município ser um dos maiores produtores da fruta no Estado, que ao ser combinada com os sabores das carnes de gado, frango, porco e demais ingredientes, trouxe um sabor agridoce ao prato, agradando o paladar de quem prova. É possível adicionar outros ingredientes no prato, aumentar quantidades, ou retirar ingredientes.
A receita é preparada, geralmente, em discos de arados que foram transformados em tachos ou em panelas de ferro, nesse ponto é possível improvisar com uma panela comum, desde que caiba todos os ingredientes.
Depois de pronto, o prato pode ser acompanhado de arroz branco, com saladas diversas e farofa. Também pode ser usado como recheio no pão, se transformando no xis-entrevero.
Em Porto Amazonas o livro já está disponível nas bibliotecas das escolas municipais e estaduais, e também na Biblioteca Cidadã.
Antes do lançamento do livro foi realizado a fase de levantamento dos pratos nos municípios, o projeto Sabores dos Campos Gerais que foi uma realização da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) com apoio da CCR, Rede massa e Allume, que também contou com oficina de fotografias.