O município de Porto Amazonas foi selecionado e já é finalista ao Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná, que é uma iniciativa do Fórum Lixo e Cidadania e do Ministério Público do Trabalho no Paraná que premiará os municípios com as melhores práticas de inclusão socioprodutiva do estado.
Serão premiadas as melhores práticas municipais adotadas por municípios de todo o Estado que contribuam para a inclusão socioprodutiva de catadoras e catadores de materiais recicláveis, em especial na implantação de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos urbanos.
Diversas cidades realizaram a inscrição neste Prêmio, que é o maior relacionado à coleta seletiva do estado. O número total de habitantes dos municípios inscritos corresponde a 30% da população do estado!
Porto Amazonas foi selecionado por ocasião da contratação da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Amazonas (COOCARPA), que atendendo os princípios da Lei Federal nº 12.305/2010 que instituiu a PNRS complementado pela Lei nº 11.445/2007 que instituiu a Política Nacional de Saneamento, combinado ainda com a lei 8.666/1993, permitiu que município contratasse as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
A Prefeitura repassa mensalmente um valor fixo à Cooperativa para fazer a Coleta Seletiva, que é executada em todo o território do município, na coleta são utilizados um caminhão com carroceria de madeira da própria Cooperativa, motorista habilitado para a condução do mesmo, 2 (dois) ajudantes e 1 (um) administrador, as despesas com combustível, manutenção de veículos, cooperados e demais encargos são de responsabilidade da Cooperativa.
A frequência da coleta é diária ou alternada, diurna, são recolhidos todos os resíduos denominados como lixo reciclável, desde que devidamente acondicionados, dando-lhe o destino final junto a unidade de triagem da Cooperativa, em cada residência foi entregue ao morador um saco de rafia em que é feito pelo morador a separação do lixo depositando nele os materiais recicláveis, sendo substituído por um vazio em cada coleta.
Semanalmente a Prefeitura faz a coleta dos rejeitos na Cooperativa, destinando estes para o aterro sanitário da cidade de Palmeira, onde mantem convenio para a destinação final do rejeito e do lixo orgânico.
A cerimônia de premiação do Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná ocorre no dia 05 de dezembro, às 14h, durante a reunião do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, no auditório da FIEP, em Curitiba.