De acordo com dados do Ministério da Saúde, o município de Porto Amazonas bateu a meta estipulada na Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e o Sarampo, 252 crianças faziam parte do público alvo da campanha. Destas 243 foram imunizadas contra o sarampo e 241 imunizadas contra a poliomelite, atingindo respectivamente 96,43% e 95,63%, ultrapassando assim a meta estabelecida pelo Governo Federal, que era 95%. No total o Departamento de Saúde aplicou 484 doses das vacinas.
A campanha foi inciada no dia 06 de agosto e se estenderia até esta sexta-feira dia 31 de agosto, porém, ontem dia 30, o Ministério da Saúde recomendou que os estados que ainda não atingiram a meta, que prorroguem a campanha até que a meta seja alcançada.
Na Regional da Saúde de Ponta Grossa, até o início da noite além de Porto Amazonas, apenas as cidades de Carambeí, Castro, Ipiranga, Pirai do Sul e São João do Triunfo também atingiram a meta, enquanto as cidades de Arapoti, Ivaí Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa e Sengés ainda não haviam alcançado a meta. Em números gerais na Regional das 36.252 crianças alvo da campanha, 33.371 representando 92,05% já foram imunizadas contra a polio e 33.360 representando 92,02% foram imunizadas contra o sarampo.
Todas as crianças de um ano até quatro anos e onze meses fazem parte do público alvo da campanha, e devem ser vacinadas com a Tríplice Viral, para prevenir contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, além da vacina da Pólio, que previne a Paralisia Infantil.
Vacinas continuam disponíveis
As vacinas continuam disponíveis na Unidade de Saúde. É importante enfatizar que é obrigatório apresentar o cartão de vacina para que seja realizado uma avaliação criteriosa, no mesmo, garantindo que não há vacina em atraso da criança. Os adultos com idade máxima de 49 anos que quiserem se imunizar poderão ir à Unidade de Saúde a partir de setembro, que por meio de conferência da carteira de vacinação, e caso a vacina esteja atrasada será feita a atualização das doses.
A poliomielite e o Sarampo
A Poliomielite também chamada de Paralisia Infantil é uma doença causada por um vírus que vive no intestino e pode afetar o sistema nervoso, levando à paralisia irreversível dos braços e das pernas. No Brasil o último caso registrado foi em 1990, mesmo assim é importante vacinar as crianças para que o vírus não voltem a circular no país.
O Sarampo é uma infecção viral grave e altamente contagiosa. Em 2016 a doença foi considerada erradicada em todo país, no entanto a baixa cobertura em 2017 (83,9%) fez com que o Ministério da Saúde alertasse a população quanto à possibilidade de um surto devido à circulação de imigrantes. O vírus circulante no Brasil é igual ao que circula na Venezuela, o que levou à conclusão de que o surto foi importado.