Clique e anuncie no site da Porto FM

Mesários passam por treinamento em Palmeira para as eleições

Menos de um mês para o primeiro turno, a Justiça Eleitoral começou o treinamento dos mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano nos municípios de Porto Amazonas e Palmeira.

Os mesários têm papel fundamental para o bom andamento do processo de votação. Eles são os representantes da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos. Para orientar o trabalho, recebem treinamento específico da Justiça Eleitoral para que possam solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação.

O treinamento consiste em uma palestra realizada pelo chefe do Cartório Eleitoral, Adilson Severino da Silva, e de um vídeo em que os mesários entendem como funciona a urna eletrônica e como devem registrar os eleitores. Alem disso é aberto a todo o momento espaço para esclarecimento de duvidas dos mesários.  

Cada treinamento tem duração de duas horas, neste sábado (15) foram quatro turmas, no próximo sábado (22) também serão quatro turmas, para complementar o treinamento os mesários contam com o aplicativo para smartphone Mesário que pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.

App existe desde o pleito de 2016 e reúne informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar como mesário nas eleições.

Por exemplo, permite que os mesários tirem dúvidas com facilidade na opção “E se acontecer?”, indica o caminho de acesso para conteúdos on-line e off-line, como manuais e vídeos de treinamento, traz um check-list para o dia da eleição e um novo quiz com perguntas e respostas para que o cidadão possa testar seus conhecimentos. O aplicativo poderá ser usado nas seções que têm ou não urnas com identificação biométrica e, após as eleições, disponibilizará um formulário para que a Justiça Eleitoral receba feedback dos mesários.

A nova interface do App permite acesso direto a todas as informações disponibilizadas de forma rápida e intuitiva.

Neste ano, pela primeira vez, poderá haver a identificação digital dos eleitores com documentos pelo celular, como o E-Titulo e o DNI.

Vantagens de trabalhar como mesário

Há benefícios para quem se dispõe a trabalhar nas eleições. A pessoa tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e também dois dias de folga por cada dia de treinamento.

O trabalho voluntário como mesário é também critério de desempate em concursos públicos e algumas universidades aceitam como atividade curricular complementar.

Leia Também

Porto Amazonas registra duas mortes na noite de sábado

Duas pessoas perderam a vida entre a noite de sábado (26) e a madrugada de …

Deixe uma resposta