Clique e anuncie no site da Porto FM

Ações de conscientização ambiental marcam o dia do Rio em Porto Amazonas

No último domingo (25) para comemorar o dia nacional do Rio (24), a equipe Os Bão de Pesca, promoveram a Limpeza no rio Iguaçu, foram mais de 20 equipes que participaram do evento, que conseguiu coletar mais uma tonelada de lixo, que estavam lançados no rio.

Todo o material coletado durante a ação ambiental foi encaminhado para a COOCARPA (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Amazonas), que fará a triagem do material, reciclando o que pode ser reciclado e destinando adequadamente os dejetos para aterro sanitário.

De acordo com um dos organizadores, Dioni Spunar, o evento superou as expectativas da equipe Bão de pesca, para ele foi um meio de retribuir ao rio pelas alegrias e momentos de lazer que o rio proporciona.

Ainda de acordo com ele, o evento foi realizado no local conhecido como Balsa de Porto Amazonas, de lá saíram as embarcações que desceram e subiram o rio, como forma de incentivar os participantes, foi realizada uma competição onde as equipes que mais coletaram lixo foram premiadas com brindes doados por empresas e pessoas parceiras do projeto, além disso foram sorteados brindes entre os participantes, e ainda cada equipe recebeu dezenas de mudas de arvores nativas e frutíferas, que foram plantadas ao logo do trajeto.

O evento traz grandes benefícios para o município, já que a quantidade de lixo tem diminuído, e normalmente nas margens (barranco) do rio o material coletado é pouco, o maior número é no leito do rio, demonstrando que o material tem vindo de municípios acima de Porto Amazonas, nos locais com grande concentração de pescadores foram colocados sacos de lixo, para que os pescadores ali depositem o seu lixo, evitando de queimar ou lançar no rio.

O rio Iguaçu não abastece a cidade, a água que abastece o município vem de poço artesiano, porem o rio é muito importante para o município, muitas pessoas se alimentam dos peixes que o rio fornece, e quase toda a história de Porto Amazonas está diretamente ligada a ele.

Porto Amazonas foi um dos pioneiros a realizar o evento de limpeza no rio Iguaçu, sendo seguido como exemplo por diversos outros municípios.
Além da ação realizada no domingo, na próxima terça-feira (27) será feita a soltura de alevinos no rio Iguaçu, no antigo Cais, que foram doados pela Copel, na ocasião serão plantadas mudas de arvores nas proximidades, nesta ação é esperada a participação de alunos do Colégio Estadual Coronel Amazonas.

O rio Iguaçu é um dos mais importantes do Paraná, não somente por formar as Cataratas em sua foz, mas também por cortar todo o estado, possui também inúmeras Usinas Geradoras de Eletricidade e abastece várias cidades seja para consumo humano, irrigação ou consumo animal, mesmo com tudo isso ele sofre com a poluição, é considerado o 2º rio mais poluído do Brasil.

Mesmo sendo muito poluído, ao chegar nas proximidades de Porto Amazonas o rio ganha vida, devido as inúmeras corredeiras que fazem com que a água se oxigene, o número de peixes saudáveis é muito grande e a partir deste ponto, sendo considerado então um rio piscoso por inúmeros pescadores.

Participam das ações ambientais, Equipe Bão de Pesca, Coocarpa, Grupo Ambientalista do Rio Iguaçu, Prefeitura Municipal, IAP, Corpo de Bombeiros, voluntários entre outros.

Leia Também

Porto Amazonas registra duas mortes na noite de sábado

Duas pessoas perderam a vida entre a noite de sábado (26) e a madrugada de …

Deixe uma resposta