Não é só na adolescência que elas nos incomodam. Vez ou outra, por alguns motivos surgem espinhas em nosso rosto. Confira algumas dicas e cuidados para evitá-las
Não é raro aparecerem espinhas no rosto, mesmo depois da adolescência. Existem vários fatores que podem contribuir para o aparecimento delas como a caspa, stress, falta de limpeza de pele, má alimentação, etc.
A maior ocorrência de espinhas é na testa, nariz e queixo. Isso porque nessas regiões existem maior concentração de glândulas sebáceas que produzem sebo. Quando esse sebo é produzido em excesso, ele obstrui os poros causando o aumento de bactérias no local e o posterior aparecimento da espinha. Na testa, outro fator que contribui para o aparecimento de espinhas é a caspa no couro cabeludo.
Outros “vilões” que contribuem para que as espinhas apareçam é o stress, cigarro e uma alimentação ruim. Consumir muitos alimentos com cafeína, exagerar nos doces e alimentos gordurosos podem conduzir à formação de espinhas no rosto. As mulheres ainda ficam mais propensas a elas quando há alterações hormonais devido a gravidez ou ciclo menstrual.
Dicas para eliminar as espinhas
Antes de tudo, tenha em mente que você nunca deve espremer a espinha. Isso só vai piorar o problema. A limpeza de pele é fundamental para mantê-las longe, assim como a alimentação. Manter uma alimentação balanceada e saudável contribui para que a aparência de sua pele fique sempre ótima.
Existem vários tratamentos caseiros que você pode fazer para se livrar das espinhas. São métodos realmente eficazes para a maioria dos casos de espinhas. Mas se o seu caso for mais crítico, é muito importante que procure um dermatologista. Confira algumas dicas:
Limpeza de pele a vapor
Faça uma limpeza de pele com o produto de sua preferência. Aproxime o rosto de um recipiente com água bem quente, de modo que o vapor alcance todo o seu rosto. O vapor faz com que os poros entupidos se abram, facilitando a limpeza. Faça uma esfoliação suave na pele e em seguida lave o rosto com água morna.
Para fechar os poros, aplique uma loção anti-séptica sobre o rosto ou então água fria.
Se fizer esse procedimento todos os dias você garante uma pele limpa e sem espinhas.
Mantenha os cabelos limpos
Como já foi dito, espinhas na testa podem ser causadas por caspa e cabelos oleosos. Então o cuidado com os cabelos é fundamental!
Se sofre com caspas, lave os cabelos com um shampoo anti-caspa ao menos uma vez por semana. Se costuma aplicar óleos nos cabelos, tome cuidado para não deixar cair na testa.
Limpeza com limão
Aplique suco de limão no rosto. O limão é ótimo para deixar a pele mais clara e ainda eliminar marcas de espinhas antigas. Você pode misturar o suco de limão com algum produto para limpar o rosto (como o Leite de Rosas).
Máscara de frutas
As frutas têm antioxidantes que auxiliam na redução de cicatrizes e acne. Faça uma pasta com laranja, uva, maçã e tomate e aplique no rosto, deixando por 30 minutos. Lave em água fria em seguida.